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Missão: "Promover uma educação de excelência, direcionada às demandas sociais"
Metodologia e Objetivos da CPA

Integrante da Rede de Educação Superior desde 1998, o Instituto Federal do Piauí (IFPI) passou a adotar os instrumentos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), instituído pela Lei nº. 10.861, de 14 de abril de 2004 e regulamentado pela Portaria n. 2.051, de 9 de julho de 2004.

O Sistema de Avaliação Interna do Desempenho Institucional está mais voltado para a avaliação do planejamento e da gestão das atividades gerais do Instituto e será processado a cada período de dois anos. A avaliação interna do desempenho institucional será processada pela Comissão Própria de Avaliação-CPA que tem o propósito de promover uma cultura de avaliação no IFPI ao tempo em que retrata o compromisso institucional com o auto-conhecimento e sua relação com o todo em prol da qualidade de todos os serviços prestados pela instituição à sociedade.

A Avaliação Institucional proposta pela CPA/IFPI, adota uma metodologia participativa, buscando trazer para o âmbito das discussões, as opiniões de toda a comunidade acadêmica, favorecendo a convergência dos canais de comunicação em torno dos objetivos comuns, bem como a busca compartilhada de soluções para os problemas apresentados.

O Processo de Avaliação Institucional compreende várias etapas: planejamento, consolidação do processo, elaboração de relatório e programa de redirecionamento do processo educativo. São avaliadas todos as dimensões com as quais a gestão institucional do IFPI estabelece influência direta, sendo capaz de modificá-las pela ação dos gestores administrativos e acadêmicos.

OBJETIVOS
O diagnóstico da avaliação institucional constitui condição básica para o necessário aprimoramento do planejamento e gestão da instituição, uma vez que propicia a constante reorientação de suas ações a partir das potencialidades e fragilidades apresentadas em cada uma das dimensões avaliadas.
O processo de Avaliação Institucional compreende:

1. A Autoavaliação, coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA);

2. A Avaliação Externa in loco, para fins de credenciamento e recredenciamento da instituição junto ao INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). É realizada por Comissão Externa de Avaliação Institucional designada pelo próprio INEP.

por Diretoria de Comunicação Social
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